Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: https://www.facebook.com/museudeartedorio/photos
 

EVANDRO SALLES

( Brasil – Rio de Janeiro )

 

Evandro Salles, artista plástico e curador de artes visuais, é o novo diretor cultural do Museu de Arte do Rio – MAR.

Com ampla atuação nas artes plásticas, Evandro fundou e dirigiu, entre 1992 e 1996, a Fundação Athos Bulcão, foi cofundador da Galeria Arte Futura (Brasília), fundador do Instituto CASA (Rio) e atuou ainda como secretário adjunto de Cultura do Distrito Federal, de 1997 a 1998. Como curador, concebeu importantes exposições, tais como "Amilcar de Castro: Repetição e Síntese", "Mestres Espanhóis e a Gravura", "Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942" e "Fluxus", entre outras. Este ano foi responsável pela curadoria da exposição "O poema infinito de Wlademir Dias-Pino", que esteve recentemente em cartaz no MAR.

Dedicado à arte e à cultura visual, o Museu de Arte do Rio recebeu mais de 60 mil visitantes em agosto, número que foi impulsionado pelas presenças das obras "Abaporu" e "Antrofagia" durante os Jogos Olímpicos na mostra "A cor do Brasil" – que segue em cartaz até janeiro de 2017. Estão ainda na programação do museu as exposições "Leopoldina, princesa da Independência, das artes e da ciência" e "Linguagens do corpo carioca [a vertigem do Rio] – que encerra sua temporada em 9 de outubro.

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição. 

O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público.  O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, o BNDES como apoiador de exposições, o Itaú como copatrocinador de Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências, e o J.P. Morgan como apoiador de Linguagens do corpo carioca [a vertigem do Rio]. A Escola do Olhar tem o Sistema Fecomercio RJ, por meio do Sesc, como parceiro institucional. Conta ainda com o apoio do Banco Votorantim e do Grupo Libra como apoiador das visitas educativas, e a Accenture e a Nova Rio  como apoiadoras do MAR na Academia via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto MAR de Música recebe apoio da TIM via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a Souza Cruz é copatrocinadora do Domingo no MAR. Conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Texto:  https://www.revistamuseu.com.br 

 

OBRANOME II (projeto: curadoria e organização editorial Wagner Barja: apresentação Silvestre Gorgulho – projeto gráfico, PC Müller.  Brasília: Museu Nacional – Cultur- Cultura e Consultoria, 20-08. 
120 p.  20x21 cm                                      Ex. bibl. Antonio Miranda


 

 

*

VEJA mais POESIA VISUAL em nosso Portal:

 

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html

 

Página publicada em dezembro de 2022


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar